OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS...

Este blogue nasceu no âmbito da disciplina Metodologia Didáctica Geral e Especifíca do Curso de Complementos de Formação Cientifica e Pedagogica para Educadores de Infância e visa fundamentalmente reflectir e partilhar ideias..."educativas" que contribuam para crescermos como profissionais para que todos juntos possamos educar "pequenos craques" não para o futebol, mas para a vida!























terça-feira, 5 de outubro de 2010

A guerra do fogo


O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos (antepassados bípedes do ser humano): um embora pouco evoluído, sabe conservar o fogo mas não criá-lo artificialmente por isso acha que o fogo é algo divino; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, entre os quais a técnica de fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contacto quando o fogo da primeira tribo é apagado numa guerra com uma tribo hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. São destacados, então, três membros da primeira tribo para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Nesse caminho enfrentam tigres dentes-de-sabre, mamutes e deparam -se com um grupo de canibais, resgatando de lá uma mulher pertencente ao grupo mais evoluído. Do contacto com essa mulher, os três caçadores do fogo são levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo dela, e percebem que há uma maneira diferente de viver: diferentes formas de comunicação, o sorriso, os afectos, a construções de cabanas, as pinturas corporais, o uso de novas ferramentas e o domínio da técnica de produção do fogo.
Este filme aborda as relações estabelecidas pela espécie humana na pré-história,a luta pela sua sobrevivência, as origens da linguagem, os seus usos e costumes e a importância dos afectos, tendo por objetivo central, revelar como decorreu a descoberta do fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário