OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS...

Este blogue nasceu no âmbito da disciplina Metodologia Didáctica Geral e Especifíca do Curso de Complementos de Formação Cientifica e Pedagogica para Educadores de Infância e visa fundamentalmente reflectir e partilhar ideias..."educativas" que contribuam para crescermos como profissionais para que todos juntos possamos educar "pequenos craques" não para o futebol, mas para a vida!























sábado, 16 de outubro de 2010

Metodologia Didáctica Geral e Específica

MODELO
" Deve ser visto como um modo de formalização, cuja função é descritiva e explicativa. Uma construção teórica que sistematiza um processo, visando mostrar a especificidade do seu funcionamento e a sua lógica interna. (Ferry, 1983)

Entre os Modelos Educativos para a Educação de Infância: Reggio Emilia, João de Deus, High Scope, Ensinar a Investigar e Movimento da Escola Moderna, este último foi o que nós apresentámos à turma explicitando-o através de quatro componentes fundamentais segundo Evans:
-Valores e teorias cientificas;
-Caracteristicas do ambiente institucional em que se desenvolve;
-Conteúdos e métodos utilizados;
-Formas de avaliação;

No MEM a criança é vista como um ser autónomo e que tem a capacidade de escolher, sob orientação e de acordo com seu próprio interesse, as actividades que vão sendo desenvolvidas. Ela é vista também como um ser racional capaz de, desde muito cedo, opinar e fazer críticas sobre factos ou assuntos que lhe são expostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário