A avaliação no pré-escolar é um assunto da maior importância, cabendo ao educador, enquanto gestor do currículo, seleccionar as técnicas e instrumentos de observação e registo mais adequadas para documentar o trabalho que as crianças fazem e a forma como o fazem. Compete-nos a todos nós, enquanto Educadores de Infância, reflectir a Pedagogia da Infância através da forma como observamos, registamos e avaliamos o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e planificamos o currículo, de modo a dar coerência e consistência ao processo educativo.
OBSERVAR
Porquê, para quê?
- Para conhecer o meio onde a criança está inserida
- Para conhecer a realidade e a expectativa familiar
- Para conhecer o processo de desenvolvimento de cada criança e de cada grupo
- Para planificar/planear adequadamente a acção educativa e reformulá-la sempre que necessário
Planificação em Educação de Infância
Para se cumprirem os objectivos previstos na legislação em vigor, é necessário planificar a acção educativa. Esta acção pressupõe um Projecto Curricular de Turma.
Para planificar é preciso:
- Caracterizar
- Definir/formulau objectivos
- Definir estratégias
- Avaliar e reformular
1. Caracterizar
Conhecer o meio, as familias e o grupo de crianças para caracterizar:
- necessidades
- valores
- expectativas
- e os recursos existentes
-Estabelecendo prioridades
2.Definir/formular objectivos a atingir
- definir objectivos gerais;
- estabelecer objectivos especificos ( de acordo com o grupo de crianças, atendendo às suas caracteristícas individuais e manifestaçãos dos seus interesses e necessidades;
- estabelecer objectivos relativamente às familias e ao meio;
3.Definir estratégias ( ou meios para a concretizaçaõ dos objectivos definidos)
- organizar e gerir os recursos existentes: humanos, materiais, espaciais, temporais, comunitários, económico-financeiros, etc...
- definir linhas de acção, ou seja, inventariar as actividades ou opções concretas que caracterizam os objectivos já anteriormente definidas
4. Avaliar/Reformular
Avaliar o processo educativo e os efeitos implica tomar consciência da acção para reformular e adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução.
Adelaide em grande, tanto na construção do blog como na pertinência das suas questões, continua, pois eu acho que já lhe estás a ganhar gosto.
ResponderEliminarBeijinhos
Sara