OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS...

Este blogue nasceu no âmbito da disciplina Metodologia Didáctica Geral e Especifíca do Curso de Complementos de Formação Cientifica e Pedagogica para Educadores de Infância e visa fundamentalmente reflectir e partilhar ideias..."educativas" que contribuam para crescermos como profissionais para que todos juntos possamos educar "pequenos craques" não para o futebol, mas para a vida!























segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Observação e Registo em Educação de Infância


A avaliação no pré-escolar é um assunto da maior importância, cabendo ao educador, enquanto gestor do currículo, seleccionar as técnicas e instrumentos de observação e registo mais adequadas para documentar o trabalho que as crianças fazem e a forma como o fazem. Compete-nos a todos nós, enquanto Educadores de Infância, reflectir a Pedagogia da Infância através da forma como observamos, registamos e avaliamos o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e planificamos o currículo, de modo a dar coerência e consistência ao processo educativo.
OBSERVAR
Porquê, para quê?
  • Para conhecer o meio onde a criança está inserida
  • Para conhecer a realidade e a expectativa familiar
  • Para conhecer o processo de desenvolvimento de cada criança e de cada grupo
  • Para planificar/planear adequadamente a acção educativa e reformulá-la sempre que necessário

Planificação em Educação de Infância

Para se cumprirem os objectivos previstos na legislação em vigor, é necessário planificar a acção educativa. Esta acção pressupõe um Projecto Curricular de Turma.
Para planificar é preciso:
  1. Caracterizar
  2. Definir/formulau objectivos
  3. Definir estratégias
  4. Avaliar e reformular

1. Caracterizar

Conhecer o meio, as familias e o grupo de crianças para caracterizar:

  • necessidades
  • valores
  • expectativas
  • e os recursos existentes

-Estabelecendo prioridades

2.Definir/formular objectivos a atingir

  • definir objectivos gerais;
  • estabelecer objectivos especificos ( de acordo com o grupo de crianças, atendendo às suas caracteristícas individuais e manifestaçãos dos seus interesses e necessidades;
  • estabelecer objectivos relativamente às familias e ao meio;

3.Definir estratégias ( ou meios para a concretizaçaõ dos objectivos definidos)

  • organizar e gerir os recursos existentes: humanos, materiais, espaciais, temporais, comunitários, económico-financeiros, etc...
  • definir linhas de acção, ou seja, inventariar as actividades ou opções concretas que caracterizam os objectivos já anteriormente definidas

4. Avaliar/Reformular

Avaliar o processo educativo e os efeitos implica tomar consciência da acção para reformular e adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução.

1 comentário:

  1. Adelaide em grande, tanto na construção do blog como na pertinência das suas questões, continua, pois eu acho que já lhe estás a ganhar gosto.
    Beijinhos
    Sara

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